A necessidade de extensão está prevista na Lei 13.005 de 2014, a qual estabelece diretrizes para o planejamento e a implementação de políticas públicas voltadas para a educação no Brasil, o Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos. Com a chegada da nova Resolução CNE/CES 07 de dezembro de 2018, que estabelece Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, a extensão tornou-se uma disciplina obrigatória para todos os cursos de graduação. Devido à pandemia de Covid-19, a implementação da meta extensionista foi adiada, mas em dezembro de 2022, após o período pandêmico, o projeto entrou em vigor.
De acordo com a lei mencionada, os alunos devem planejar atividades de extensão durante a graduação que estejam alinhadas com seus respectivos cursos superiores.
O projeto de extensão promovido pela Universidade tem objetivos essenciais. Ele busca integrar o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento com as demandas da sociedade, incentivando o comprometimento da comunidade acadêmica com os interesses da população. A partir disso, ocorre um constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento popular, visando implementar projetos que surjam da interação com a realidade. Nossa missão é aplicar nossas habilidades em prol da sociedade, desenvolvendo projetos que utilizam a tecnologia como ferramenta para solucionar problemas reais e impactar positivamente nossa comunidade.